Promotoras Legais Populares de Jaú
O curso é um projeto de extensão à comunidade da Faculdade de Direito das FIJ voltado para a formação de mulheres em direitos, na perspectiva da educação popular jurídica e feminista, com aulas teóricas, práticas, oficinas, rodas de conversa e debates ministrados por profissionais de Direito, Saúde, Educação, Psicologia, Serviço Social, Jornalismo e Sociologia. O curso tem duração de oito meses, é gratuito e as aulas são aos sábados nas FIJ das 9:00H às 12H, com algumas atividades agendadas para o período da tarde das 14H às 17H.
As PLPs são conhecidas em diferentes países da América Latina como “agentes multiplicadores de cidadania”. O projeto foi lançado no Brasil em 1993 no Rio Grande do Sul pela ONG Themis, e partir de 1994 se espalhou por outros estados. Atualmente estão formadas mais de 20 mil Promotoras Legais Populares em São Paulo, sendo o curso reconhecido pela coordenação estadual em 29 municípios e/ou regiões paulistas, e Jaú é um deles.
Depois de formadas as PLPs podem atuar em suas comunidades, sindicatos, escolas, hospitais, postos de saúde e outros espaços coletivos e participativos, assim como na mediação junto aos Poderes Públicos tendo em vista a defesa dos direitos de cidadania, a efetivação das políticas sociais e dos valores democráticos da sociedade.
Parceiros:
OAB Regional/Jaú – Comissão da Mulher Advogada
Prefeitura Municipal – Centro de Referência e Atenção à Mulher (Casa Rosa) e Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres
Câmara Municipal
Núcleo de Enfrentamento à Mulher em Situação de Violência – Ministério Público
Defensoria Pública – EDEPE
Faculdade de Direito – Núcleo de Extensão e Assuntos Comunitários (NEAC)/ Faculdades Integradas de Jaú/SP
Coordenadora: Grasiela Lima
Assessoria de Imprensa: Priscila Chagas
E-mail: contatoplps.jau@gmail.com
Fanpage: Promotoras Legais Populares de Jaú