Jornalista formado nas FIJ é aprovado em mestrado na Unesp
O jornalista João Antonio Ribeiro Neto, 26 anos, graduado nas Faculdades Integradas de Jaú em 2017, acaba de ser aprovado no mestrado do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru. Em seu projeto de pesquisa, João Neto se propõe a estudar as manifestações de um subgênero do cinema, conhecido por pós-horror.
De acordo com o pesquisador, esta nova narrativa surgiu em meados de 2017, e aparece em produções como “Corra!”, “Ao Cair da Noite” e “Sombras da Vida” - objetos de estudo na pesquisa de João Neto. O jornalista pretende diagnosticar se existem elementos que podem categorizar estes filmes como subgênero ou se é prematuro assegurar que se trata de uma nova categoria.
O jornalista relata que a paixão pelo cinema foi uma de suas motivações a continuar os estudos. Ainda na graduação nas FIJ, ao lado do colega Gabriel Dias, João Neto elaborou uma revista sobre a sétima arte, orientada pelo professor Dr. Danilo Berbel.
“Cinema é parte fundamental da minha vida e poder aprofundar meus conhecimentos sobre a sétima arte inserido na área acadêmica é um grande privilégio. Acredito que posso contribuir de alguma forma pra uma construção de conhecimento que supere as barreiras entre academia e a sociedade de forma geral”, relata.
A pesquisa começa em 2020 e a defesa da dissertação deve ser feita em dois anos e meio.
Parabéns, João!