Faculdades abrem campanha de prevenção do suicídio
As Faculdades Integradas de Jaú abrem nesta terça-feira (10) campanha de conscientização e prevenção do suicídio como parte do Setembro Amarelo - mês dedicado a ações sobre o tema. A data foi escolhida por se tratar do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
A iniciativa é do Núcleo de Extensão e Ações Comunitárias (Neacom) e pretende integrar vários cursos em atividades interdisciplinares realizadas ao longo do mês.
De acordo com a coordenadora do núcleo, professora e socióloga Grasiela Lima, a campanha segue orientações e protocolos adotados por entidades referenciadas na prevenção do suicídio, como o Centro de Valorização da Vida (CVV) e a Associação Brasileira de Psiquiatria. A ideia é que as ações mobilizem a comunidade a se conscientizar, sensibilizar, identificar e prevenir ideações e práticas suicidas.
"O suicídio é um ato de comunicação. Quem se mata, na realidade, tenta se livrar da dor, do sofrimento que, de tão imenso, parece insuportável", reflete a pesquisadora.
Alunos de psicologia farão performances na faculdade, lembrando que a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo - de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). No dia 28, o coordenador do curso, Marcel Bertonzzin, fará uma palestra sobre o tema. Já os estudantes e professores de enfermagem farão ações nos dias 19, 20 e 27 na Praça da República, das 9h às 11h, com orientações para a população em geral. As artes da campanha, postadas no site das FIJ e nas mídias sociais, foram elaboradas pelo aluno de publicidade e propaganda, Wesley Elioenai.