O xadrez é um esporte secular e fornece inúmeros benefícios ao desenvolvimento humano, independentemente da faixa etária. Segundo Ramos (2010), ele é o segundo esporte mais praticado no mundo, perdendo apenas para o futebol. Apesar disso, no Brasil a modalidade não é popular e normalmente se ouve expressões como: “Ah, é um jogo chato!”, “Não me atrai...”, “É muito parado...”, “É um jogo de gente inteligente”. Mas não é nada disso...
Desde que o xadrez foi implementado na grade curricular de algumas turmas do Colégio da Fundação, os alunos mostraram interesse e envolvimento com o esporte.
A Base Comum Curricular (BNCC), publicada no final de 2017, destaca que a formação escolar deve proporcionar aos seus alunos uma educação integral (não relacionada ao tempo de permanência do aluno na escola), mas uma educação que contempla todas as dimensões do desenvolvimento humano: cognitiva, física, social e cultural. O foco do ensino deve ser o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes. O aluno deve ser capaz de atrelar o conhecimento a atitudes positivas para desenvolver as competências gerais – conectados com os desafios que a sociedade contemporânea apresenta.
O jogo de xadrez possibilita que o aluno progrida segundo seu ritmo, valorizando suas competências e motivação pessoal. Pesquisas mostram que praticar xadrez contribui diretamente para a formação da personalidade do indivíduo. O jogo de xadrez é um grande coadjuvante escolar, a partir da sua prática, o jogador consegue desenvolver várias habilidades, como:
[...] pensamento lógico, poder de atenção e concentração, imaginação, criatividade, julgamento, planejamento, antecipação, vontade de vencer, paciência, autocontrole, o espírito de decisão e a coragem, a inteligência e o interesse pelas línguas estrangeiras. (PARTOS apud FERRACINI, 1998, pg. 37).
Portanto, o xadrez apresenta benefícios múltiplos que interfere diretamente no desenvolvimento de crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos. É um esporte de fácil manejo, que se utiliza de poucos recursos, e o único esporte capaz de ser praticado virtualmente. Irá influenciar no rendimento de todas as disciplinas curriculares, àqueles que se mostrarem interessados e com habilidade ao esporte.
O aporte ao jogo de xadrez, a disponibilização de uma biblioteca e de um clubinho contribuirá para fortalecer a prática de xadrez e o fortalecimento da cultura desse esporte no Colégio da Fundação e na cidade de Jaú.
Os alunos terão oportunidade de frequentar e ter aulas direcionadas, conforme o rendimento e aptidão que apresentarem.
O xadrez é considerado jogo, arte e ciência e dessa forma contempla as habilidades presentes naqueles que demonstram interesse. Por ser uma matéria transversal oferecerá benefício para por em prática as informações essenciais que recebe em sua formação escolar, nas situações que exigirem tomadas de decisão. O aluno estará mais capacitado a vivenciar a dinâmica da vida nas etapas do seu cotidiano e que vão suceder a sua formação escolar.
Referência
FERRACINI, L.G. Xadrez no Currículo Escolar: Ensinando xadrez para crianças a partir dos 3 anos de idade.Paraná:Editora Midiograf,1998.